ESPAÇO PARA O LÚDICO



Sugestões Lúdicas para a sala de aula
Disponível em:
http://www.fonojp.hpgvip.com.br/jogos/jog06.pdf


Reciclar Brincando
É muito importante conscientizar as crianças desde muito cedo sobre a importância de se reciclar o lixo. Existe forma mais legal de uma criança assimilar do que brincando? Alguns sites que ensinam a construir brinquedos a partir da reciclagem:
http://www.casabrasil.gov.br/oficinas/files/OficinaReciclagemPET-ManualParticipante.pdf http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo 
Como construir a partir da reciclagem:
 Fantoche:
- Retalhos
- Cabeça de boneca
- Linha
- Tesoura sem ponta
- Agulha
Corta o retalho no tamanho que de a mão um adulto desvirar costuras a cabeça ao tecido e o saquinho onde vai ficar a mão.
- Casinha de boneca
- Caixa de fósforos
- Revista velha
- Cola
- Tesoura sem ponta
Forre as caixas com as folhas da revista, usando a criatividade poderá construir mobiliário para suas bonecas. 
Para a cama junte três caixas na horizontal e cole-as. 
Para a cômoda cole as caixas empilhando-as uma em cima da outra a parte onde fica os fósforos serão as gavetas.
Para o sofá duas caixas na vertical e uma caixa na horizontal entre elas.
Para o telefone: duas latas, barbante de dois metros , dois palitos de fósforo.
Fura o fundo das latas passa o barbante pelo furo e o amarra no palito cada criança poderá ficar com uma lata, se distanciando uma fala e a outra escuta depois troca. 
 Porta treco
- Garrafa pet
- Cola plástica
-Tesoura sem ponta
Corta a boca da garrafa, usando a criatividade colorir a parte de baixo esperar secar para utilizar
- Achei interessante colocar como link a página do domínio público. É um site que podemos baixar vários arquivos para contribuir com nossos estudos. 
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp 

Cintia Viana
                *************************** 
Jogos Educativos
DISPONÍVEL EM:

_____________________________________________________________

Telefone sem fio
Idade: a partir de 5 anos

Participantes: 5 ou mais

Regra:
Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.
O
primeiro jogador diz uma frase/mensagem no ouvido do colega seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!




AMARELINHA


  Primeiro desenhe no chão um diagrama como este ao lado. 
  A menina que for escolhida para iniciar 
  É escolhida por par ou impar, ai bai bia ou outro sorteio 
  qualquer.
  Quem for a vez de  jogar, fica no inferno e lança uma pedrinha  no  número 1.
  Pule agora no 2 e 3 caindo com um pé em cada numero
  Pule para o numero 4 com um só pé 
  Pule agora no 5 e 6 caindo com um pé em cada numero
  Pule para o numero 7 com um só pé 
  Depois pule com os dois pés no céu vira-se e repita tudo novamente
  Pule para o numero 7 com um só pé
  Pule agora no 5 e 6 caindo com um pé em cada numero
  Pule para o numero 4 com um só pé 
  Pule agora no 2 e 3 caindo com um pé em cada numero
  Abaixe-se e apanhe a pedrinha que esta no numero 1
  Pule com os dois pés no inferno para terminar esta etapa

  Quem for a vez de  jogar, fica no inferno e lança uma pedrinha, no
  número 2.
  Pule para o numero 1 com um só pé
  Pule para o numero 3 com um só pé  
  Pule para o numero 4 com um só pé
  Pule agora no 5 e 6 caindo com um pé em cada numero
  Pule para o numero 7 com um só pé
  Depois pule com os dois pés no céu, vire-se e repita tudo novamente
  Pule para o numero 7 com um só pé
  Pule agora no 5 e 6 caindo com um pé em cada numero
  Pule para o numero 4 com um só pé
  Pule para o numero 3 com um só pé
  Abaixe-se e apanhe a pedrinha que esta no numero 2
  Pule para o numero 1 com um só pé
  Pule com os dois pés no inferno para terminar esta etapa

  Quem for a vez de  jogar, fica no inferno e lança uma pedrinha, no
  número 3
  Pule para o numero 1 com um só pé
  Pule para o numero 3 com um só pé
  Pule agora no 5 e 6 caindo com um pé em cada numero
  Pule para o numero 7 com um só pé
  Depois pule com os dois pés no céu, vire-se e repita tudo novamente
  Pule para o numero 7 com um só pé
  Pule agora no 5 e 6 caindo com um pé em cada numero
  Pule para o numero 4 com um só pé
  Abaixe-se e apanhe a pedrinha que esta no numero 3
  Pule para o numero 2 com um só pé
  Pule para o numero 1 com um só pé
  Pule com os dois pés no inferno para terminar esta etapa

  Faça o mesmo procedimento jogando a pedrinha no 4,5,6,7 para finalizar  
  todo o jogo.

   E assim vai a brincadeira, até que a brincante erre e passe a vez
   para o próximo.
   Quem sai do jogo, quando volta, começa de onde errou.
   Você também pode jogar amarelinha sozinha (mas se errar volta ao 
   inicio)
   Uma variante desta brincadeira é faze-la toda de olhos vendados. 
   Perguntando queimei? Queimei? Você queimou isso é cometeu um erro,
   perde
   a vez, entra uma outra brincante em seu lugar ou voltar ao inicio
   novamente. 

   Regras:
              Você sempre perde a vez de jogar se:
              Se não pular com o mesmo pé que iniciou (não pode mudar)
              Se na volta ao pegar a pedrinha, você apoiar a mão ou o
              outro pé no chão.
              Se pisar na linha ou fora do quadrado ou no quadrado onde
              estiver a  pedrinha
              Se errar o quadrado onde a pedrinha tem que fica

Olá Pessoal, com as figuras abaixo vamos aprender as vogais.
AS CRIANÇAS IRÃO APRENDER BRINCANDO.






______________________________________________
 Escolha a sua brincadeira:
   Mímica
   Bola

ESCOLHA A SUA MÚSICA

A barata mentirosa


          Capelinha de melão
         Caranguejo
           Carneirinho, carneirão
      Casinha
      Cirandinha
          Coelhinho
          Da abóbora faz melão
         Então é Natal
             Escravos de Jó
         Eu ví o sapo
               Fui ao Tororó
              Fui na Espanha
   Glória
      Indiozinhos
         Janelinha
    Mamãe
      Meu limão
      Na mão direita
         O balão vai subindo
      O meu chapéu
       Peixe vivo
        Peixinho no aquário
       Pirulito
         Pobre e rica
        Roda pião
        Rosa juvenil
       Sabiá
           Sai piaba
             Samba lê lê
          Sapo cururu
          Se esta rua fosse minha
     Seu Lobo

_______________________________________

                                    Tatiana Belinki 






________________________________________






     Eis um excelente livro do Ziraldo!
     Leitura produtiva, mostrando o valor do professor na tarefa de ensinar seus alunos a pensar por eles mesmos.
O livro é contado pelos alunos, que narram como a professora os incentivava a buscar o conhecimento. Mostra uma professora criativa, apaixonada por seu trabalho e apaixonante, conquistando todos com seu jeito
maluquinho de ser. Diferente das professoras tradicionais, seus ensinamentos era passados de maneiras inusitadas, fugindo das aulas comuns. Sua metodologia era questionada pelos conservadores, mas seu objetivo era sempre atingido, sendo seus alunos a prova viva disso.
É um livro que mostra o que infelizmente nem todos valorizam: a importância do papel do professor e como ele influencia a vida de seus alunos pelo resto de suas vidas.



Equipe Vivências Compartilhadas
http://belcrivelli.blogspot.com/2007/10/uma-professora-muito-maluquinha-ziraldo.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário