SINOPSES



Este espaço é para indicação de livros, filmes ou qualquer outro material que acham importantes.
Deixem o nome do livro, do autor, ou seja, todas as informações necessárias para se localizar facilmente o material indicado.
É de extrema importância o hábito da leitura no processo de formação do leitor.
                                  *********************************************
A Arte de Ler, de Michele Petit

A Arte de Ler relata experiências desenvolvidas por mediadores de leitura em situação de risco social. Comentando experiências de mediadores de leitura em contextos adversos, especialmente em países da América Latina, entre eles o Brasil, neste “A arte de ler” a antropóloga francesa Michèle Petit amplia os temas e aprofunda as análises de seu Os jovens e a leitura, publicado em 2008 pela Editora 34.

Com um olhar interessado e uma sólida bagagem intelectual, investiga as diferentes maneiras pelas quais a forma narrativa pode atuar como educadora da sensibilidade, ao mesmo tempo em que se afirma como um poderoso instrumento de resistência ao caos interior e à exclusão social.

DEPOIMENTO SOBRE O LIVRO:

"Aquele livro me deu a força necessária para enfrentar a virada decisiva de minha vida, aceitar que eu não era mais o mesmo, suportar sê-lo com meus amigos que não compartilhavam o que eu pensava e que tive que enfrentar para defender minha nova maneira de ver a vida...”

O depoimento acima, de um jovem morador de um dos bairros mais pobres de Bogotá, na Colômbia, é apenas um entre as dezenas de testemunhos sobre a importância da literatura.
***************************************************

Os Jovens e a Leitura
Uma nova perspectiva, de Michele Petit


A autora demonstra a importância das bibliotecas públicas e de bibliotecários, mediadores de leitura e educadores de modo geral na luta contra os processos de exclusão e segregação.
************************************* 

Um Sonho Possível 
Dirigido por John Lee Hancock

A história real de um adolescente pobre e sem educação que se torna jogador de futebol americano.


*************************************** 

Transposição Didática - Por Onde Começar?
Editora: Cortez Editora
Assunto: Pedagogia
Idioma: Português
Edição: 1
Número de Páginas: 171
Este livro põe em relevo a significativa distinção entre o conhecimento produzido no espaço científico e o conhecimento que se deve produzir no ambiente escolar, principalmente aquele onde se desenvolve o ensino básico.
Apoiado na produção de relevantes pensadores, mostra como o conceito de transposição didática se formou, evoluiu e como hoje se apresenta? Uma condição pedagógica fundamental. O produto desta reflexão sobre a esfera educativa e suas realidades didática,
prática e conceitual é "uma discussão muito franca, com apontamentos muito diretos", o que permite uma clara visualização dos vários elementos do conjunto escolar. 
*****************************
O ABC da EAD: a Educação a Distância de Hoje


Carmen Maia e João Mattar 
Editora Prentice-Hall – Brasil – 2007 
1ª edição
Com uma linguagem clara e acessível, a obra aborda os vários modelos de EaD que vêm sendo praticados, as ferramentas disponíveis, os novos papéis do aluno, do professor e das instituições, os direitos autorais e o futuro da EaD, entre outros pontos relevantes.
 ***********************
Educação a Distância
Maria Luiza Belloni 
Editora Autores Associados - Brasil – 2003 – 3ª edição

O texto pretende contribuir para o debate sobre a crise da educação diante das novas demandas sociais e sobre as contribuições possíveis da educação a distância, no sentido de tornar possível um processo de aprendizagem aberta e autônoma, numa perspectiva de educação ao longo da vida.
****************************************

O Aluno Virtual

Rena M. Palloff, Keith Pratt

Editora Artmed
Os autores oferecem uma visão geral das questões fundamentais da aprendizagem on-line, apresentando um guia prático para trabalhar em tal ambiente. Indicado para educadores que trabalham on-line com alunos do nível superior e em ambientes de treinamento, o livro trata de diversos assuntos, incluindo estilos de aprendizagem, questões multiculturais, avaliação, retenção e problemas instigantes, como as questões do plágio e da cópia indevida (cola).
*********************************************

 

Educação a Distância: o Estado da Arte

Fredric M. Litto e Marcos Formiga (Organizadores) 

 


Editora Prentice-Hall 
Brasil – 2008 – 1ª edição
A obra deverá despertar especial interesse naqueles que estão preocupados com os rumos da educação no país e que enxergam a educação a distância não como uma substituta, mas como uma adicional e indispensável forma de levar o aprendizado às pessoas. Os textos abrangem idéias, tendências e estatísticas indispensáveis aos profissionais que se dedicam à educação a distância e apresentam a visão de acadêmicos e pesquisadores especializados nas mais diversas áreas, incluindo: aprendizagem por correspondência, aprendizagem por rádio, aprendizagem por meio de comunidades virtuais, e educação corporativa, entre outras.
***************************************************

Educação a Distância via Internet

José Armando Valente
Maria Elisabette B. Brito Prado 
 
Maria Elizabeth Biaconcini de Almeida
Editora Avercamp – Brasil/2003 – 1ª edição
Quando se fala em formação de professores por intermédio da Educação a Distância, via internet, logo surge uma série de questões. Como é possível formar professores via internet? Que ambiente de aprendizagem virtual foi usado? Na verdade, a EaD é recente e questões como estas são totalmente pertinentes. Este livro procura responder essas perguntas com base nos resultados do Curso de Especialização em Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com Uso das Novas Tecnologias, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
***************************************************

Educação a Distância na Formação de Professores

Guaracira Gouvêa e Carmen I. Oliveira

Editora Vieira e Lents – Brasil

 

O objetivo do livro é trazer para os debates educacionais um posicionamento crítico diante dessas práticas educativas realizadas a distância, sobretudo, no que se refere ao uso das tecnologias de informação e comunicação, ao impacto dessa modalidade de educação na formação dos estudantes e nas práticas cotidianas dos professores. O projeto de pesquisa que deu origem a este livro – Formação de Professores e Educação a Distância: produção, utilização e avaliação de materiais didáticos – foi realizado por uma equipe de pesquisadoras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Uni-rio.  
************************************

Educação a Distância: A Tecnologia da Esperança

Arnaldo Niskier
Editora Loyola – Brasil – 2000 – 2ª edição
A ampliação das oportunidades educacionais, com que tanto se sonha, está ligada à institucionalização da modalidade da educação a distância, que se vai tornando realidade no Brasil. A resistência do EAD cede terreno, aos poucos, à consciência de que somente será possível aumentar e melhorar a oferta de recursos humanos qualificados com o emprego dessa modalidade, hoje em sucesso completo em diversos países, como Inglaterra, Espanha, Austrália, África do Sul, Canadá, entre outros.
******************************************

Educação a Distância na Transição Paradigmática

Elsa Guimarães Oliveira
Editora Papirus – Brasil – 2003 – 1ª edição
Esse livro tem como propósito buscar, nos paradigmas emergentes que delineiam as mudanças da contemporaneidade, diretrizes para analisar e orientar propostas alternativas de EAD. A autora investiga, aqui, a relação entre as rupturas e os avanços no uso da tecnologia, representada pela internet, e os da pedagogia, na construção do conhecimento.
*******************************************
 

Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância


Vani Moreira Kenski
Editora Papirus – Brasil – 2003 – 1ª edição
Os profissionais da educação têm vivido grandes transformações nas práticas de ensino e de pesquisa. Seja no ensino presencial ou no ensino a distância, os envolvidos são instados a buscar novas maneiras de agir. Professores e alunos vivem diariamente o desafio das mudanças nas regras de convivência e nas formas de acesso às informações. Participamos todos de um aprendizado no sentido de romper as práticas rotineiras e os limites físicos da sala de aula e ir além, na busca de uma educação de mais qualidade. 
****************************************
Formação de Educadores  a Distância e Integração de Mídias

José Armando Valente
Maria Elizabeth Biaconcini de Almeida
Editora Avercamp – Brasil/ 2007 – 1ª edição
O livro descreve uma experiência de educação a distância realizada no curso de formação de educadores de escolas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). O curso, com alto índice de aproveitamento, também permitiu avanços do ponto de vista metodológico, criando atividades inovadoras, como as estratégias para a integração das equipes que trabalham com diferentes tecnologias e a apropriação dos recursos de Educação a Distância, de modo que os participantes do curso pudessem realizar ações de formação dos seus colegas, em serviço e de modo continuado.
***********************************************

Educação Online

Marco Silva (Organizador)
Editora Loyola – Brasil/2003 – 1ª edição
A obra reúne autores de instituições educacionais e empresariais do país. Cada um expõe experiências, reflexões, preocupações e alertas, mostrando o que deu certo no setor e revelando o que vai dar errado se determinadas precauções não forem tomadas. Seus textos estão divididos em quatro partes: fundamentos da aprendizagem online, ambientes virtuais de aprendizagem, legislação específica e formação corporativa.
*******************************************

Uma Lição de Amor
Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.
Equipe Vivências Compartilhadas: Airí Brandão, Daniela Monteiro, Daniela Brandão e Joanice Bezerra
*********************************************
Nó na Garganta
é a história de Tânia, uma menina negra de 10 anos cuja família decidiu trocar a vida pobre e difícil na cidade grande por uma oportunidade diferente do litoral. No novo ambiente, Tânia defronta-se com a dura realidade do preconceito racial. Uma experiência amarga que a levará a descobrir coisas importantes a respeito de si mesma, como seu poder de enfrentar com dignidade as injustiças do mundo em que vivemos.
EXPERIÊNCIA
Sou educadora há alguns anos, em minhas turmas de Ensino Fundamental I, já presenciei por várias vezes atitudes preconceituosas entre meus alunos. Entretanto, nunca fecho meus olhos fingindo não ver, pois como milhares de brasileiros, também já fui vitima do preconceito. Por isso no meu pequeno espaço de sala de aula, combato esta atitude, tento conscientizar meus alunos que o amor e a solidariedade são uma das maiores virtudes que o ser humano pode expressar. Amo os livros, se pudesse teria uma biblioteca não só para meu uso, mas para compartilhá-la com os amantes da leitura assim como eu. E para os futuros pedagogos da turma do 3º Semestre, 2009.1 sugiro que leiam este livro enriquecedor que muito lhes ajudará nas suas longas caminhadas.
Marta Eliene.
**********************************************
DIFERENTES SOMOS TODOS - Alina Perlman 

O diferente é ruim só por ser diferente daquilo a que estamos acostumados? Ou é sempre bom exatamente porque é novidade? Este livro mostra alguns aspectos da surpreendente diversidade que nos cerca, da variedade de organismos vivos às diferenças físicas, psicológicas e culturais que tanto dividem os seres humanos. Se cada um de nós tem um modo de ser todo especial, que merece respeito, por que não respeitar aqueles que são diferentes de nós ou que pensam de modo diferente, a partir de outros valores igualmente humanos?

SINOPSE
Carminha não gosta da escola onde estuda. Mas se tem uma coisa que  ela   adora é passear no parque com    seu irmão Diogo, que tem síndrome de   Down. Um dia, ela encontra com   Laura, uma das garotas mais  populares da escola. Laura está  acompanhada por sua irmãzinha, que também tem síndrome de Down.   Juntas, as meninas vão descobrir  muitas coisas, e Carminha vai  entender  que ser diferente também é  legal.
Comentário Pessoal
Como comentado no nosso encontro de ontem, a inclusão veio e chegou para ficar. Precisamos nos adaptar a esta nova situação, este livro aborda este assunto e outros semelhantes: as diferenças sociais, econômicas, culturais... dentre outras. Assim como eu, leiam vocês não vão se arrepender!!!!!!!
**********************************************

Pro Dia Nascer Feliz

Título no Brasil:  Pro Dia Nascer Feliz
Título Original:  Pro Dia Nascer Feliz
País de Origem:  Brasil
Gênero:  Documentário
Duração: 88 min.
Lançamento:  2006
Estréia no Brasil: 02/02/2007
Site Oficial: 
Estúdio/Distrib.: Copacabana Filmes
Direção:  João Jardim

Resumo: Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de  14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.
******************************************
CARREGADORAS DE SONHOS 


   O Sinpro/BA, em parceria com o governo   do  estado, através de suas                 Secretarias de  Educação,  Saúde, Cultura e Trabalho,  apresenta o projeto  PATE, que através do   Cinema e da Literatura   retrata histórias de  vida de professoras nos estados  da Bahia e  de Sergipe.
  Trata-se do lançamento de dois  importantes  projetos no dia 20 de julho de 2010, no Teatro  Castro Alves. O primeiro, é um livro (O Trabalho  de Professores na Educação Básica na Bahia), fruto  de uma pesquisa realizada com professores  que lecionam na Educação Básica de escolas  públicas e privadas no estado da Bahia. O segundo   projeto é um filme (Carregadoras de  Sonhos), um longa metragem documentário que   retrata a vida de quatro professoras no estado de Sergipe e que foi dirigido pelo cineasta baiano Deivison Fiuza. Ambos os projetos tratam sobre as mesmas temáticas: saúde do trabalhador docente, condições de trabalho, valorização do profssor e qualidade da educação. O livro, através de uma pesquisa científica e o filme aravés da sétima arte, o cinema.
 Atenção professores, estudantes e trabalhadores em geral, a entrada é gratuita.
 Adquira seu convite através do contatos: (71)3237-2027 / 9167-0686

 Sobre o filme:
 Carregadoras de Sonhos é um filme longa-metragem que mistura realismo e   poesia e tem como tema principal a Educação. O filme mostra um dia de trabalho  de quatro profissionais do magistério e, além de abordar aspectos estruturais  relacionados à educação, também apresenta uma análise do sistema educacional  feita pelas próprias professoras. Ao contrário do que se espera de um  documentário, o filme Carregadoras de Sonhos não tem a entrevista como  elemento principal de sua narrativa. O filme mostra as professoras em ação, o   roteiro foi construído com base em estruturas usadas pela ficção e a produção do  filme utilizou os mesmos procedimentos empregados na arte do Cinema.
 Carregadoras de Sonhos foi lançado no dia 08 de março, em Aracaju, e além da  participação dos 75 municípios sergipanos, prestigiaram o evento grandes nomes  da intelectualidade brasileira, como o jornalista e professor da USP, José Arbex  Jr; as professoras Virgínia Fontes, Ana Aragão, André Martins, Valter Pomar,  Secretário de Relações Internacionais do PT, Daniel Cara, da Campanha Nacional  pelo Direito à Educação, Vito Giannotti, do Núcleo Piratininga de  Comunicação, a professora Doutora Regina Leite Garcia, o jornalista do Jornal  Brasil de Fato de São Paulo, Alípio Freire, e jornalistas das revistas Caros  Amigos e Fórum.
  No 26 de abril, Carregadoras de Sonhos foi lançado no auditório do MEC, em Brasília, e contou com a presença de representantes dos ministérios da Educação (MEC) e da Pesca e Aquicultura (MPA), da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF), assessores das comissões de Educação e Cultura da Câmara e do Senado Federal, dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Sindicato dos Professores do Distrito  Federal (Sinpro-DF), servidores públicos, professores e estudantes.
No debate, após a exibição de Carregadoras de Sonhos, em Brasília, relatos do impacto que as imagens e histórias causaram nos espectadores, como o do professor João Moulevad, assessor técnico da Comissão de Educação do Senado.
O Filme também será lançado na UNICAMP, USP, UFRJ, Fiocruz e será  distribuído para todo país através das Revistas Fórum e Caros Amigos. O filme  ainda será legendado em inglês, francês e espanhol para que possa participar de  60 festivais de cinema que acontecem no Brasil e no exterior.
  Confira a cobertura midiática (impresso e TV) sobre o filme Carregadoras de  Sonhos no estado de Sergipe bem como matérias, trailer do filme, fotos do  lançamento e da produção do documnetário no site
www.sintese-se.com.br/carregadorasdesonhos.
Sobre o livro:
 O livro O Trabalho de Professores na Educação Básica na Bahia faz parte de   uma  projeto Nacional da FUNDACENTRO intitulado “Condições de Trabalho e   suas Repercussões na Saúde dos Professores da Educação Básica no Brasil”. Este  projeto, coordenado pela FUNDACENTRO, com apoio financeiro da  Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, já foi realizado nos  estados do Pará, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Bahia e Piauí, e descreve a  rotina de professores nas escolas públicas e privadas. A matéria-prima para a  publicação deste livro na Bahia surgiu de reuniões especialmente estruturadas,    ocorridas entre 2005 e 2007 no Sindicato dos Professores nos municípios de  Vitória da Conquista e Salvador. Nelas, os docentes puderam relatar e analisar  seu próprio trabalho através da Análise Coletiva de Trabalho.
Maiores informações sobre o livro no site www.fundacentro.gov.br
http://www.sintese-se.com.br/carregadorasdesonhos/?p=299
*********************************************************

O monge e o executivo - Uma história sobre a essência da liderança

Esta é uma história sobre liderança: em equipes, negócios e comunidades.
John é o típico executivo preocupado apenas com o trabalho, que acaba se esquecendo dos empregados, dos amigos, da família, enfim, dos relacionamentos.
A situação se agrava a ponto de a esposa, Rachel, pedir para ele passar uma semana no mosteiro João da Cruz. Relutante, John atende o pedido, principalmente, por desejar conhecer pessoalmente Leonard Hoffman.
Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.
O que John esperava ser uma semana de conversa sobre negócios com Len Hoffman (o monge), torna-se um encontro de reflexões de como ser uma 
pessoa melhor.
É também uma narrativa sobre crescimento pessoal e liderança que, mediante a disposição de encarar maiores desafios em suas vidas e serem transformados por essas experiências, tornam-se grandes líderes. 

DEPOIMENTO


O livro é muito envolvente, prende a nossa atenção, nos faz refletir sobre nossas ações, melhora os relacionamentos pessoais, além de ser um guia inspirador de um relacionamento íntimo com Deus.

Já li esse livro duas vezes e cada vez que leio aprendo a ser um pouquinho melhor como ser humano. É impossível ler este livro sem sair transformado. O Monge e o Executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor. É uma verdadeira lição de vida.
 Taiane Coutinho
***********************************************
Fortalecimento dos Sistemas de Ensino
Material de Apoio ao Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação

 
Capacitação de Conselheiros Municipais

******************************
Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para o Acompanhamento e Avaliação do PNE e dos Planos Estaduais e Municipais Correspondentes
*****************************************
Documento Norteador para Elaboração de Plano Municipal de Educação - PME

******************************************
Subsídios para o Planejamento da rede Escolar com base na experiência em minicenso educacional
******************************************
Subsídios para o Planejamento de Conferencia Municipal

Dúvidas acessem o site:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/2006/confmuni.pdf
 *****************************************************
 
Material de Apoio ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares


Fortalecimento dos Conselhos Escolares
Prófuncionário - Curso Técnico de Formação para os funcionários de escola.
Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica - Orientações Gerais e Catálogo de Produtos.
******************************************


Sinopses de filmes
Deficiência visual
Título: O Milagre de Anne Sullivan/ The Miracle Worker
Direção: Arthur Penn
Gênero:Drama
País/Ano:EUA/ 1962
Duração: 107 minutos
Sinopse: O diretor Arthur Penn (Uma Rajada de Balas) leva às telas a luta de uma professora em ajudar uma garota surda, muda e cega a se adaptar às coisas ao seu redor.
 
Título: Ray
Direção: Taylor Hackford
Gênero:Drama
País/Ano: EUA/2004
Duração: 152 minutos
Sinopse: Popular como um dos maiores cantores e compositores, Ray Charles foi um exemplo de sucesso. O filme irá mostrar a luta de Ray contra o racismo, drogas e problemas amorosos, seguindo sua vida desde o início nos subúrbios de Albany, Geórgia, até o sucesso alcançado na indústria musical.

 

Título:
O Sino de Anya/ Anya’s Bell
Direção: Tom McLoughlin
Gênero: Drama
País/Ano: EUA /1999
Sinopse: Emocionante história sobre uma mulher cega e um menino com dislexia. Eles encontrarão uma forma de ajudar-se mutuamente e se tornarão grandes amigos. Com Della Reese e Kelly Rowan. Uma mulher cega encontra em seu vizinho, um menino de 12 anos, a amizade e a ajuda que precisava para enfrentar a vida. Ganhador de dois prêmios “Young Artist Award”, como melhor filme família feito para televisão e melhor ator para o jovem Mason Gamble.


 Deficiência auditiva 
 
Título: O filme surdo de Beethoven
Direção: Ana Torfs
País/Ano: Bélgica/1998
Duração: 86min
Sinopse: Revisão dos últimos anos da vida do compositor Ludwig van Beethoven a partir das anotações que parentes, amigos e conhecidos escreviam para ele em seus diálogos surdos. São perguntas, respostas e impressões deixadas ao compositor, que morreu em 1827. Sua saúde começou a ter rápida deterioração, em 1815, afetando seriamente sua audição. Como não conseguia mais ouvir, ele pedia às pessoas que “falassem” com ele por escrito.  Revela-se, assim, a intimidade de um músico que nos seus últimos anos de vida compôs a 9ª Sinfonia e a Missa Solemnis. Das quatro mil páginas de anotações, o filme traz conversas que podem parecer insignificantes, mas que ajudam a compreender o gênio do compositor.
 

Título:
O país dos surdos/ Le pays des sourds
Gênero: Documentário
País/Ano: França/ 1992
Duração: 95 min.
Sinopse: A que se assemelha o mundo para milhões de pessoas que, desde seu nascimento, vivem no silêncio? Com Jean-Claude, Claire, Florent, Abou, Marie-Hélène e alguns outros, Nicolas Philibert nos faz penetrar e descobrir esse país longínquo, reinado pelos sistemas de comunicação específicos, onde tudo passa pelo olhar e pelo toque.

 
Título: Filhos do silêncio/ CHILDREN OF A LESSER GOD
Direção: Randa Haines
Gênero: Drama
País/Ano: 1986
Duração: 119 minutos
Sinopse: Um dos filmes mais aclamados pela crítica na década de 80, Filhos do Silêncio recebeu quatro indicações para o Oscar da Academia e ganhou o de Melhor Atriz para Marlee Matlin. Baseado no sucesso da Broadway, conta a história de amor de John Leeds (William Hurt), um professor de deficientes idealista e uma decidida moça surda, chamada Sarah (Marlee Matlin). No início, Leeds vê Sarah como um desafio à sua didática. Mas logo, o relacionamento dos dois transforma-se num romance tão passional, que rompe a barreira do silêncio que os separa.

 Deficiência Mental

Título: Corações em conflito/ Benny & Joon
Direção: Jeremiah S. Chechik
Gênero: Comédia Romântica
País/Ano: Estados Unidos/1993
Sinopse: Benny e Joon são irmãos. Benny é um mecânico e, como irmão mais velho, toma conta de Joon, que tem deficiência mental. Quando Benny perde uma aposta, ele tem que fazer um favor a um amigo e trazer o excêntrico Sam, um rapaz que vive imitando Charlie Chaplin e Buster Keaton, para a sua casa. Sam e Joon se apaixonam e, pela primeira vez, Benny se vê com ciúme da irmã, com medo de perdê-la, mas tendo que aceitar que ela pode (e quer) ter a sua própria vida.

 
Título: Simples como Amar/ The Other Sister
Direção: Garry Marshall
Gênero: Drama
País/Ano: EUA/1999
Duração: 129 minutos
Sinopse: Uma garota com problemas mentais arranja um namorado. O relacionamento é desaprovado por sua mãe protetora, o que faz com que a garota queira cada vez mais liberdade em sua vida.

 
Título: O Oitavo Dia/Le Huitième jour
Direção: Jaco van Dormael
Gênero: Drama
País/Ano: Bélgica,França,Reino Unido/1996
Duração: 118 minutos
Sinopse: Um homem com Síndrome de Down cuja mãe morreu e um ocupado homem de negócios, divorciado e sem a posse dos filhos, que não querem mais lhe ver. Os dois acabam desenvolvendo uma amizade especial quando encontram-se acidentalmente.


 Deficiência física
Título: De Porta em Porta/ Door to Door
Gênero: Drama
País/Ano:Estados Unidos/ 2002
Duração: 91 min.
Sinopse: Bill Porter vê poucas perspectivas em seu trabalho como vendedor. Por essa razão, ele se oferece para trabalhar em um território difícil que todos rejeitam. Afinal, o que é um mero território difícil para Bill, portador de paralisia cerabral? William H. Macy é Bill, que com um corpo, mas não um espírito deficiente, faz uma vitoriosa carreira como vendedor de porta em porta - causando grande impacto nas vidas de seus clientes.

Título: O Homem Elefante/The Elephant Man
Direção: David Lynch
Gênero:Drama
País/Ano: Estados Unidos e Reino Unido/1980
Duração: 124 minutos
Sinopse: John Merrick (John Hurt) é um inglês que vive recluso em um circo por ter uma doença que desfigurou seu rosto. Ele é descoberto por um médico (Anthony Hopkins), que deseja integrá-lo à sociedade não como um “esquisito”, mas como alguém normal e culto. O problema é que as pessoas não estão prontas para isso, e John terá que sofrer muito para ser tratado como ser humano.


 

Título: Sempre Amigos/ The Mighty
Direção:Peter Chelsom
Gênero:Drama
País/Ano: EUA /1998/
Duração: 100 min.
Sinopse: Kevin (Kieran Culkin) é um garoto que sofre de uma doença degenerativa. Extremamente inteligente, mas isolado do convivio social por conta de seu problema, ele aprendeu a viver no mundo da imaginação. Max (Elden Henson) é outro menino rejeitado pelos colegas da mesma idade por conta de um problema de desenvolvimento: o cérebro não acompanha o corpo, fazendo com que ele repetisse de ano por vezes consecutivas. Quando esses dois jovens se encontram, uma bela amizade nasce.



Título: Gaby uma Historia Verdadeira/ Gaby - A True Story
Direção: Luis Mandoki
Gênero: Drama
País/Ano: EUA / 1989
Duração: 110 min
Sinopse: Apesar de inteligente e lúcida, Gaby Brimmer (Rachel Chagall) nasceu com problemas neurológicos que limitam drasticamente o controle sobre seu corpo. Sem jamais ter conseguido andar, falar ou mexer as mãos, Gaby torna-se famosa ao escrever um livro usando o pé esquerdo e uma máquina de escrever elétrica.

 
Título: Meu pé esquerdo/My Left Foot
Direção: Jim Sheridan
Gênero:Drama
País/Ano:Irlanda/ 1989
Duração: 103 minutos
Sinopse: Drama real da vida de Christy Brown, um garoto irlandês nascido com paralisia cerebral cuja única parte do corpo que podia controlar com precisão era o seu pé esquerdo. O filme relata a infância e a juventude do homem brilhante que se tornou um escritor, poeta e pintor de sucesso apesar das suas limitações motoras e das suas origens humildes.
 
Título: O óleo de Lorenzo/ Lorenzos Oil
Direção: George Miller,
Gênero: Drama
País/Ano: Estados Unidos/ 1992
Duração: 129 min.
Sinopse: A dura notícia de que o filho de cinco anos, Lorenzo, tem uma doença terminal rara marca o início de uma missão extraordinária para Augusto e Michaela Odone (Note e Sarandon). A despeito do diagnóstico, os pais se lançam para salvar o filho, enfrentando médicos, cientistas e grupos de apoio que relutam em incentivar o casal na busca de uma cura. O esforço inesgotável dos dois testa a resistência de seus laços de união, a profundidade de suas crenças e os limites da medicina convencional.


Equipe Vivências Compartilhadas
http://www.musicaeinclusao.com.br/?/Referencias/Filmes